sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fonte Luminosa

Descobrir a grandeza de uma Alameda depois de dez anos de vivência lisboeta é a maior prova que esta cidade ainda se esconde entre a sua vastidão. Ao atravessar a Alameda D. Afonso Henriques vindo da Carlos Mardel, com o Sol de Inverno de Sudoeste, observar a Oeste as torres do Técnico e a Este a Fonte Luminosa, somos pequenos-grandes homens a atravessar um país. Atravessar a fundação de um país percorrendo a rua de um dos arquitectos da reconstrução da cidade após o terramoto. A metáfora é hoje mais real que nunca. Podem tirar-nos a nação, mas a cidade não. A cidade é nossa e pedra sobre pedra voltaremos a construí-la, arquitectos do tempo que virá.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Preconceito e Abertura

Com as partilhas de discos raros a virem ter comigo de forma natural e com a procura incessante de novos sons, dou por mim a misturar o Clube Naval com Sun Araw nas minhas audições diárias. Não partilho o preconceito do escriba da partilha em relação às intenções de tão profícua Fundação. Procuro a abertura e a possibilidade de escutar as bandas mais à margem do panorama padronizado dos meios divulgadores a milhas do que se vai passando. Sem preconceito, sem procurar entender as intenções políticas e sociais da edição discográfica. A seguir a "Salva-Vidas" vem a "Live Mind", e assim por diante. E tudo me parece criado por misturas geométricas triangulares e piramidais.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Imagem

Depois da estreia do primeiro tema d'O Verão Azul e da partilha via Ribeira no fim do ano passado, tenho andado ocupado na construção da imagem para a banda. Imaginar um logótipo e acrescentar as fotografias tiradas há uns meses, no início de Setembro. Pelo meio também já está disponível mais uma canção para audição, canção essa que terá direito a teledisco. A imagem é quase tudo e este é o tempo para deixar de ser uma banda projecto para ser uma banda só. Quem tiver curiosidade basta seguir novamente esta hiperligação. Agradecimentos públicos à Diana Quintela, detentora dos direitos das fotografias oficiais desta fase da banda.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Novidades de Janeiro

Das novidades de Janeiro destacam-se o lançamento virtual do disco Livro de Postais e a entrada em estúdio de Guillul. A primeira novidade é um conjunto de canções de Martinho Lucas Pires, o blogueiro mais fixe do sistema, que fazem dançar, sorrir e até cantar no formato baixa fidelidade bola para a frente como se quer. A estrada está apenas a começar. A segunda novidade é o aguardado regresso aos discos físicos de Tiago Guillul, num estúdio a sério e talvez com demasiadas possibilidades ali à mão e muitos convidados. O Adriano de C de Croché é que poderá confirmar se o resultado parece ser bom ou não. Aguardo em serenidade.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Clássico do Hip Hop #9

A escolha do número nove desta rubrica recaiu no tema "Simon Says" de Pharoahe Monch, do disco Internal Affairs de 1999. Será o clássico mais novo até agora mas isso conta pouco. "Simon Says" é produzido também por Pharoahe Monch, que aproveita uma amostra do tema principal do "Gojira Tai Mosura Theme" de Akira Ifukube, presente no quarto filme da série Godzilla de Ishirô Honda, lançado em 1964. Pharoahe Monch aproveita uns segundos do tema e repete-os até à exaustão. Pharoahe Monch, figura respeitada de Nova Iorque, membro dos extintos Organized Konfusion com Prince Poetry, conhecido pelo seu flow altamente complexo feito de condensação de sílabas e palavras. Fica o vídeo de "Simon Says" dirigido por Busta Rhymes.

Artista: Pharoahe Monch
Faixa: Simon Says
Álbum: Internal Affairs
Ano: 1999
Verso: New York city gritty committee pity the fool that
act shitty in the midst of the calm, the witty


Etiquetas:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Sol na Cidade

É verdade, este Inverno trouxe consigo a chuva em força. Lisboa é a cidade solar que nos encanta com a sua luz. Se chove parece que não faz sentido. Nestes dias de chuva enganam-se as estações. Aqui só existe uma estação, com chuva, vento, guarda-chuvas destruídos e os pés molhados na chegada ao emprego. Imagino cada gota um raio, cada tempestade uma brisa veranil, cada poça no alcatrão um lago pacífico no Campo Grande. É Inverno e colocam-se canções no espaço de faixas audíveis de fluxo livre para celebrá-lo. Da minha parte já assinei o manifesto: o sol na cidade. O sol na cidade. E mais nada, só o sol.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Pista Mediterrânica

Quem anda atento já deve ter reparado o crescimento da utilização e abuso da electrónica no meio mais independente e subterrâneo. Os novos dos Fuck Buttons e dos HEALTH deverão ser bons exemplos, apesar de ainda não os ter ouvido. Servem de exemplo, não posso tocar no colectivo animal. Malta dos subterrâneos a querer pôr a malta alternativa a dançar. Resumidamente é isto. Na Europa mediterrânica, balcã e ali no Médio Oriente, também há gente disposta a dançar. Há dois anos dançaram com a "Heater" do Samim, por exemplo. Será que as maltas alternativas também dançam isto? É que se dançam devem aproveitar o maior êxito do ano das pistas mediterrânicas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Rádio

Já não oiço rádio a sério há uns anos. Sempre que ando de carro lá oiço a combinação explosiva Oxigénio-Cidade-Radar-M80, para ter alguma noção de ecletismo. Raramente oiço rádio em casa, um relato ou outro quando quero escutar os golos antes da televisão os anunciar. Acabei de assinar a rádio da última faixa registada. Recordo-me ainda de ser gratuita, de ser um poço de novidades e ter acesso a mil e uma rádios. Acompanhar tudo o que queremos exige agora abrir a carteira e dar uns trocos, uma discriminação para quem não faz parte dos países "grandes" da indústria. Mas vale o investimento, com cada vez menos concertos a puxarem e cada vez mais vontade de conhecer mais, sabe bem ouvir a Rádio.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ano do Desafio

O próximo ano, que começou há uns dias, será o ano do desafio. O desafio implica uma provocação, uma proposta. Também pode significar combate, mas a violência ficou no ano transacto. É um desafio sem constrangimento. Nada existe que obrigue a aceitá-lo e só avança quem quer. A vontade está directamente implicada na aceitação e prossecução da proposta feita. Com sentido, lembro a renovação exigida a mim próprio. A renovação não chegou logo, foi chegando. Um ano com menos palavras, o desafio não as exige. O desafio faz-se na troca de olhares, no fitar momentâneo em que existimos apenas nós. Aceitas-me, senhora?

sábado, 9 de janeiro de 2010

Albrecht Dürer



Melencolia I
Albrecht Dürer (1514)
Gravura em metal
31 × 26 cm
Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque, E.U.A.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Disco de Produtor

Como é óbvio, por aqui também já se escutou o novo dos Vampire Weekend. O Contra. Mas há uma dúvida que me assalta: será este um disco da banda ou um disco do produtor. As canções, ou as ideias de estrutura, são da banda, porém a escolha do som da secção rítmica, os sintetizadores utilizados, a ausência de arranjos de guitarras em muitas das faixas e os efeitos na voz de Ezra Koenig são da responsabilidade da produção. Rostam Batmanglij, produtor e parte integrante da banda, tem o papel principal neste disco. Tal como no disco de Discovery. Já tinha sentido o mesmo com as Telepathe e David Sitek. Mais um disco para me maravilhar com as possibilidades da produção. Sempre quero ver o Ezra a cantar ao vivo a "California English".

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Disco Disco Disco #6

Maracas, pandeiretas, congas e todos os instrumentos de ritmo que se lembrem estão convocados para esta entrada. Esta escolha está na tal fronteira que muita gente não está interessada em ultrapassar. "San Salvador", Azoto. O Carnaval, a festa e os falsetes também são chamados para esta faixa que marcaria, com certeza, as festas mediterrânicas do início dos 80s. Celso Valli, o produtor, é italiano e mais tarde trabalhou praticamente com todos os artistas internacionais da Pópe Italiana. Sobre o vídeo, referir que se trata de uma rara aparição na televisão holandesa, certamente num programa de tópes semanais. Tudo isto no início daquilo que mais tarde viria a ser conhecido como Italo Disco. Muito amor.



Artista: Azoto
Faixa: San Salvador
Produtor: Celso Valli
Ano: 1979
Facto: A letra de "San Salvador" será uma referência ao Carnaval de Salvador da Bahia no Brasil, antiga São Salvador.

Etiquetas:

sábado, 2 de janeiro de 2010

Primeiro Dia

O miradouro do Monte Agudo e os fogos ao longe. Caem as primeiras gotas do ano. Fortes e frias. O passeio em Alfama vazia até à Rua das Escolas Gerais lembrando a janela com a bandeira vermelha. Acordar e devorar parte de uma caixa de chocolates belgas e sair à pressa. Caminhar de duplo capuz até ao trabalho. A chuva, agora mais branda, volta a cair. Um pão com geleia de marmelo para enganar o estômago. Aturar a prepotência e a condescendência da voz do outro lado porque só quero ser útil. Comprovar e observar a super Lua cheia atrás das nuvens. Lá fora uns rapazes dentro de um carro ao pé do jardim queimam e fumam. Assim se passou um novo primeiro dia de ano.