terça-feira, 28 de setembro de 2010

Semana de Luxo

Semana de luxo para os lados furiosos. Concerto especial com lançamento de disco d'Os Golpes na próxima Quinta-Feira. Concerto de Feromona na próxima Sexta-Feira. E se incluirmos a véspera do feriado do centenário da República, concerto de Smix Smox Smux com Os Capitães da Areia. Muitas e boas razões para se alegrarem as hostes e o público em geral. Cada banda à sua maneira representa parte do corpo conjunto que faz uma editora, que ano a ano vai crescendo. Anunciada que está a semana de luxo, retiro-me para o trabalho e para a preparação. A romaria ainda mal começou e ainda assim já agrupa tanta gente.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estatuto

Estas palavras fazem hoje exactamente um ano. Passado um ano a banda Diabo na Cruz é uma das nomeadas para os prémios do canal de televisão internacional com sucursal em Portugal e de música, na categoria "Melhor Banda Portuguesa". Um ano depois da nomeação ponto-negrina. É apenas um prémio, e também uma das formas actuais para perceber o estatuto de uma banda no nosso rectângulo e Ilhas. Não as recordo para indicar que tinha razão, sim para dar os parabéns pelo sucesso alcançado. A restante década augura que teremos mais bandas a alcançar esse estatuto, alicerçadas no mesmo espírito de comunhão entre a linguagem pópe-roque e a língua portuguesa.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Superação

Ter o privilégio de conhecer os melhores artistas e os mais talentosos é uma razão essencial para tentar superar-me. Ver a filmagem da aparição, na televisão pública, do Samuel Úria e da sua banda, no vídeo que aqui hiperligo, é perceber que tudo ali foi feito para acontecer exactamente como aconteceu. O playback acentua esse aspecto que é a preocupação com a imagem e com a forma como estamos vestidos e como vamos aparecer. E é imperativo reconhecer o máximo estilo de todos eles. Talento e arte devem casar com o estilo. Daí a minha tentativa de superação.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seguir o Coração

Seguir o coração também é saber deixar perder. O coração decidiu e esta decisão é a única que interessa. Se a cabeça ganha, o coração perde. E ele nunca deveria perder. As ideias e as palavras perdem o significado se as acções tomadas nos toldam o caminho do espírito bom e da fé inabalável. Corações em liberdade. Liberdade para perder, pois o coração, esse coração que é livre, tem de ganhar. As mil janelas ensinaram-nos a saber aceitar os outros e os seus corações. Cabeças, razões e argumentações em confronto só toldam o caminho da liberdade. Muito amor e sabedoria na perda. As lições podem ficar para os outros.

domingo, 19 de setembro de 2010

Colaboração

Acerca da colaboração importa escrever hoje que é a existência de um trabalho em comum em prol de uma mesma obra. A obra aqui é da maior importância, pois é através da colaboração que a obra nasce e existe. Sem colaboração não existe nada em comum e a obra deixa de existir. A participação terá de ser sempre inclusiva e não exclusiva. Colectivamente e não individualmente. A manifestação artística terá estar em acordo com quem lançou a ideia e suportou a produção de uma obra. Finalmente, resta referir que a versão final é algo que nunca acontece. A versão final é apenas e somente a última versão. Colaboremos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Amizade e Compreensão

Podemos discutir tudo um dia mais tarde. Os grupos sociais e as modas de ocasião, as salas de concertos subsidiadas e os auditórios dos centros comerciais, os apelidos e as posses, as séries televisivas e o gosto pessoal, o amor de uma vida e as paixões do momento, o tornozelo das raparigas e os vestidos estampados, e todas as opiniões. As amizades vão ficar depois disto tudo. A amizade não termina, pode ficar parada num tempo longínquo, e não acaba. Compreensão pela opinião e forma do elogio, mas misturar tudo sem propriedade e com fantasia, generalizando, torna tudo mais confuso. E porque não dançar apenas a canção em vez de sociologizarmos por aí.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Certezas

Para criar é preciso praticar. A partir de uma melodia aparentemente inocente, começa-se outra por cima, inventa-se uma letra e depois o ritmo aparece. Perguntavam-me quanto tempo é necessário para escrever uma canção e respondi alegremente: um dia. Mas não é preciso tempo, é preciso vontade por vezes e acaso por outras. O resto aparece, sem aparente explicação, demore o tempo que for necessário. O que nos guia é a nossa audição e o nosso critério. Além de termos ensaiado a faixa que irá ser compilada, criámos o coração de outra nova, sem razão fixa. Muitas certezas ficaram para a gravação do disco que aí vem.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sobre o Trabalho

A Física explica-nos que o trabalho é uma medida para calcular a energia transferida pela a aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Na Economia o trabalho é um factor de produção. Aplicando isto ao dia-a-dia, há que fazer pela vida. A vida é também a deslocação de uma força ao longo de um determinado tempo, logo o trabalho e a nossa dedicação ao trabalho que temos numa altura específica da nossa vida pode ser uma boa medida para calcular a nossa força. Dito isto, é interessante entender que a descoberta de uma vocação e de uma função de produção é também a procura de um modo de ser nisto tudo que é espaço e matéria.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Recuperação de Rui

Quem ainda está a regressar do período de descanso deve estar atento ao que se anda a passar nas redondezas, para além de todos os discos que andam a ser gravados por aí, como se este fosse, de facto, o tempo do renascimento da pópe portuguesa nas suas mais variadas formas e discursos. Aqui não há preferência fixa ou apoiada em textos grandes e escritos para convencer até o mais desconfiado dos ouvintes. A recuperação de Rui Veloso está aí e importa sobretudo celebrá-la. "Porto Côvo", "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" e o grande "O Prometido é Devido", este último tema recuperado pelos Aquaparque na rádio avulso da MANA.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Longa Odisseia Dramática

O esconde-esconde do pinhal não chegou a acontecer e a praia ganhou mais tempo e após uma longa odisseia dramática a montagem está praticamente terminada. Mesmo a tempo do fim do Verão. E com o fim deste chegam as recordações de parte do nosso Verão que finaliza. É tempo de instabilidade e de mudança de ventos, a nortada estará aí daqui a pouco. Faz sentido pois celebrar a eternidade e actualidade com a gravação de alguns trechos que unidos formarão mais um tema para fazer parte desta geração de bandas. Registar o que sucede, nem que os planos saiam trocados e as cenas ainda mais reais.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fotogramas

O registo de uma fotografia ou de uma série de fotografias que juntas se transformam numa imagem que se movimenta não é mais que um registo da passagem de um ser ou objecto por aquele espaço naquele determinado tempo. Somos forçados a registar a nossa passagem e indicar que estivemos aqui. Naquele fotograma, que observei de relance num teledisco de uma cantiga de uma banda furiosa, vi a minha vida resumida ou a passagem por este mundo incluída naquela sequência de fotogramas. Poderia ser apenas aquele conjunto de imagens que ficaria para memória futura da passagem de um ser apaixonado por este espaço e este tempo presente. A prova está viva.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Novo Ano Lectivo

Ao fundo o mar e aquela rocha negra grande em precipício para o mar e os últimos dias passados a ver as ondas a rebentar com força e o sol ainda abrasador. Depois de mais dois dias com varanda para a piscina das duas pranchas a três metros e dez e o mar revolto por trás, o regresso aos dias de trabalho irá fazer-se em pleno. É um novo ano lectivo. Sim, já é tarde demais para voltar à escola e de aprender dos livros e dos professores. Ainda assim, será mais um ano de crescimento, lições, aprendizagens e mergulhos de cabeça de olhos muito abertos da prancha mais alta. A figura de estilo existe pois os bancos da escola também fizeram de nós aquilo que somos hoje.