sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Significado

A eliminação das consoantes mudas sem um critério entendível é uma das muitas incoerências de um novo acordo ortográfico que adultera uma língua e uma identidade. Não conseguirei voltar a ler os jornais da mesma forma, e inconscientemente já passei a pronunciar as consoantes mudas de muitas palavras, porque é o que faz sentido. Este é o facto, compreensível e de defesa de uma identidade que aos poucos se vai perdendo. O latim, como língua materna da língua portuguesa, tem as mesmas consoantes que aos poucos foram deixadas de ser pronunciadas por alguns, mas que acentuavam as palavras e davam-lhes um significado próprio. Não vou deixar morrer o meu significado.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Origem e Crença

O facto é que este ano o tempo para escutar novas canções tem sido escasso ou praticamente inexistente. Não vem daí mal ao mundo, como quem diz que afinal não é assim tão essencial estar a par do que se passa a nível musical nesse mundo cada vez mais mirabolante da edição de discos ou partilha de ficheiros electrónicos. Mas a origem do percurso de uma partilha maior nasceu nessa necessidade. Verificar, por exemplo, nas canções de John Maus a natureza desta necessidade, a partilha de uma aparente simples melodia, é a crença de saber que aquilo que nos une é a melodia mais perfeita que algum dia existirá. Se ao menos esta canção que partilho hoje a expressasse.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Mesa de Jantar

Fazem-se as contas para calcular a medida certa da mesa de jantar para o espaço existente, já contando com o aparador de pouca profundidade. A imaginação do desenho de um espaço que irá receber o convívio às refeições, uma das áreas de eleição para o desenvolvimento de uma relação familiar. Foi no bailado preferido de ontem no quadrado que vislumbrei a divisão que irá receber a redonda mesa de jantar, os alimentos que iremos partilhar, com os nossos filhos e os nossos pais e irmãs. E finalmente um espaço para receber os amigos. A sala de jantar e a sua mesa como uma das mais importantes decisões na decoração de uma casa e no pulsar da sua vida.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vida Social

Com a chamada vida social reduzida aos almoços e jantares de família, à custa de um horário laboral contrário à maioria das pessoas, os amigos de toda uma vida sofrem a minha ausência. O tempo para o aparecimento em eventos e espaços de comunhão e partilha é cada vez menor. O ritmo das horas é cada vez mais lento e ponderado, estes tempos são tempos que exigem muito equilíbrio nas decisões e implicam cedências. Neste momento, a parte laboral e familiar ganha uma importância fulcral. As amizades são vividas em encontros esporádicos em miradouros no fim do primeiro dia da semana de trabalho, ou no exterior da avenida do local de trabalho, quando se regressa da pausa do café.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Richard Hamilton



Vignette
Richard Hamilton (1969)
Impressão por transferência de tinta
59,3 cm × 49,4 cm
Colecção do Tate Modern, Londres, Inglaterra

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Romance no Firmamento

O céu do fim do dia, cheio de cores inesperadas, do laranja ao rosa, do amarelo ao branco, pintaram a paisagem de romantismo. O espaço infinito onde se movem os astros e as estrelas é uma abóbada que está acima de nós. Esse firmamento que não podemos alcançar deveria ser também um fundamento. As cores que apareciam ontem no firmamento, o romance que pairava ontem naquele céu, a atmosfera terrestre antes do espaço sideral. Todos os dias vou olhar para esse firmamento que sustenta a nossa compreensão e entendimento, e dar graças por existir e estar no maior romance que a grande circular produziu. Assim deveria ser todos os dias.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cumuliformes em Quebra-Coco

Dias finais de Agosto marcados por aguaceiros e pelo aparecimento no céu de grandes cumuliformes. E logo após este Setembro que custou a arrancar. O tempo, o passar das horas e a observação das condições climatéricas. O descanso passou rápido e velozmente, ainda ontem passeávamos em Monte Gordo e já se anseiam novamente os dias em que haja uma feira mediaval. O clima deste Verão esteve instável e apenas os dias de praia vingaram o calor natural que se devia fazer sentir nesta época. E na memória ficará aquele fim de tarde nas ondas que rebentavam com força, em quebra-coco, e as dezenas de mergulhos a cortar estas mesmas formações.