sexta-feira, 28 de outubro de 2011

John Constable



A carroça de feno
John Constable (1821)
Óleo sobre tela
130 cm × 185 cm
National Gallery, Londres, Inglaterra

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

As pétalas que caem

As pétalas que caem na varanda, das sardinheiras colocadas em vasos de barro, enchem o ladrilho de cor e emoção. O forte vento arranca as flores vermelhas tingindo o chão esbranquiçado. A passagem de uma estação para outra de uma forma abrupta e simples. Os remoinhos de chuva que batem na porta da pequena divisão da máquina de lavar a roupa e as pétalas que caem. No meio desta agitação e mudança, são lançadas canções e preparados concertos. O renascimento em processo, um turbilhão de lançamentos e eventos, horas de gravação reduzidas a uns poucos minutos de canções, cor e emoção. Vento forte e água do céu. São as pétalas que caem.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Clássico do Hip Hop #15

Para mais uma entrada nos clássicos do Hip Hop, resolvi escolher uma faixa de Tone Lōc: "Funky Cold Medina". Um êxito do fim da década de oitenta. A estrutura baseada em amostras, desde o rife de guitarra de "Hot Blooded" dos Foreigner até à batida de "Honky Tonk Women" dos Rolling Stones, que acabam por dominar o som escutado nesta faixa, faz dela um exemplo maior do corte e colagem de amostras para se criar algo novo. A voz grave e característica de Tone Lōc e a imaginação acerca de um cocktail mágico, que funciona como um elixir de atracção, faz o resto. Para ouvir e dançar.

Artista: Tone Lōc
Faixa: Funky Cold Medina
Álbum: Lōc-ed After Dark
Ano: 1989
Verso: So I got up and strolled over to the other side of the cantina
I asked the guy, Why you so fly? he said, Funky Cold Medina



Etiquetas:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Anticiclone

O quente Outono, provocado pela presença de um anticiclone a oeste do continente é também uma imagem deste tempo de austeridade. As tais medidas que poderão trazer de volta um período de crescimento económico ao fim de alguns anos não vão ser entendidas por todos. Apesar da confiança política parlamentar, o tempo tratará de demonstrar que sem esperança não há estabilidade social. As movimentações de uma sociedade asfixiada são demasiado imprevisíveis. O anticiclone de uma política europeia e mundial baseada em modelos macroeconómicos cegos vai provocar um sobreaquecimento social e dará motivos mais que suficientes para um levantamento popular contra este caminho. É a sustentabilidade intergeracional, tal como o clima mediterrânico, que está em causa.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fragilidade

O ambiente é de fragilidade, o início de uma história que assenta em pilares firmes é dominada pela falta de resistência da estrutura. É absolutamente normal que uma estrutura que ainda não está finalizada seja fácil de quebrar. Mas olhando para o espaço em que está a ser feita a implementação dos grandes pilares, não é possível deixar de acreditar que apenas no fim de uma grande construção é que se verá a resistência da mesma. Aspira-se a uma resistência enorme, pois os tempos são de empenho e de fortalecimento. A alegria e o acreditar que a vinda dos próximos anos será feita com muitos sorrisos e partilha de felicidade. Pois os sacrifícios de um princípio são as dádivas de um fim grandioso e cheio de proveito.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Acima do Trópico de Câncer

As temperaturas acima da média e a exposição solar a diminuir. Uma estranha combinação de um Verão que não chegou a ser e a consequência de estar acima do Trópico de Câncer. A luz que já não chega a entrar directamente na sala e as manhãs que duram menos. O Verão que quis acontecer mas chegou tarde demais para aproveitar a longevidade dos dias. Assim se passou mais uma estação, de um ano de mudança e de confirmação. Este também foi o ano em que esqueci de parte dos propósitos e quando os iniciei o tempo começou a diminuir. Tal como o Verão tardio do início de Outubro. A translação do planeta em torno do Sol fez com que o calor fosse sentido, mas com muito menos intensidade.