domingo, 31 de agosto de 2014

Conhecimento

É como conhecer alguém que já se ama antes de conhecer. O conhecimento assim é ainda mais forte e profundo. É ficar ainda mais atento e observar. Queremos ter essa experiência do conhecimento interior e completo. Só desta forma conseguiremos amar ainda mais do que pensamos que já amamos. Essa capacidade que a natureza nos dá para aceitar tudo o que conhecemos, tentando entender a raiz e a razão de tudo o que existe e existirá. É este conhecimento que procuramos incessantemente. A explicação da origem das coisas, da verdade das coisas. A explicação da origem do ser, da verdade dos seres. Esta é também a verdade do conhecimento.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bronze Garantido

A maior prova de que as férias de praia estão a ser proveitosas vê-se na cor da pele, ou na mudança da cor da pele. A tez que antes era de um tom mais claro passa a ter uma cor bronzeada. O bronze que ganhamos na pele é aquilo que se torna visível depois de tantos dias na praia e no mar. Um mergulho e um banho de sol que se repetem dia após dia. A meteorologia deste local a sul do país, na curva final em direcção ao Mediterrâneo, que proporciona estes dias de sol intermináveis tem esta consequência, a do bronze garantido. Sou um felizardo por poder contar e receber todos estes raios de luz que me foram atingindo durante estes dias.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dias em Altura

Os dias em Altura são quase sempre iguais e isso é bom. Acordamos ao início da manhã, tomamos o pequeno-almoço e depois descansamos até chegar a hora de ir para a praia. Antes de chegarmos à praia bebemos um café e lemos uma revista ou um jornal. Chegamos à praia antes das onze e ficamos até à hora de almoço. Há famílias inteiras a fazer o mesmo percurso e a mesma rotina. À hora de almoço voltamos a casa para comer e depois descansamos mais um pouco. A meio da tarde regressamos à praia, que ficou cheia de guarda-sóis fechados a marcar o sítio de cada família. Entre as seis e as sete da tarde regressamos a casa, tomamos banho e jantamos. No fim do dia vamos tomar café ao centro da povoação. O dia seguinte será praticamente igual.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Esbatimento

No tempo de férias a noção da passagem do tempo esbate-se. Atenua-se. A consciência diz-nos que não e no entanto a experiência diária diz-nos o oposto. Amanhã deixa de ser um dia ferial para passar a ser mais um dia de praia. Este esbatimento é como a graduação das sombras num quadro. A importância do tempo deixa de ter tanto relevo. A passagem desse tempo, embora real, já que o sol continua a nascer, as marés continuam a mudar, é apenas uma sombra para dar o devido realce ao cenário onde nos encontramos. É nesta imagem que vou vivendo estes dias, um Verão que não acaba e em que perdemos em parte a noção do próprio tempo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Férias Grandes

Começou hoje o período de descanso tão ansiado. Amanhã começamos a viagem em direcção ao Sul, como noutros anos, para uns dias largos de relaxamento, praia, mar e calor. São as férias grandes. Antes as férias grandes duravam três meses e pareciam que nunca mais acabavam. Estas vão acabar num ápice, já se sabe. Mas até acabarem vamos aproveitar cada um dos dias e cada um dos raios de sol como se fosse uma semana dessas férias grandes que duravam para sempre. Este Verão começa agora, junto ao mar e à areia, junto da minha mulher e dos avós do nosso futuro rebento.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Para se Dançar

Foi no meio de uma quinzena de trabalho e de rotina lisboeta, num Agosto em que a cidade se esvazia de habitantes locais e se enche de estrangeiros nos sítios mais turísticos, que regressei à passagem de discos e canções. Foi a convite de um amigo do Porto, depois de uma viagem de comboio, que cheguei à cidade nortenha, ao Jardim de São Lázaro. Como já não passava discos sozinho há algum tempo levei imensos comigo e por isso a escolha foi sendo feita no momento. No fim os sorrisos que fui recebendo recompensaram em muito essa escolha musical, porque a pópe e o róque foram feitos para se dançar, nem que seja com o batimento do pé e algumas palmas à mistura. Correu bem e agora venham mais.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Festividade

O primeiro casamento do mês de Agosto já foi celebrado. Este ano já se casaram dois primos direitos e até ao fim do mês casa mais um. É uma grande alegria participar na alegria dos primos mais próximos. Nós assistimos à união de uma nova família da qual nós também fazemos parte como família alargada. Têm sido momentos de muita emoção e muita festa. O primeiro casamento do mês de Agosto foi abençoado pela chuva de Verão do centro do país, quase tropical e exótica. Uma festa para um dia mais tarde recordar, com guarda-chuvas a protegerem o jantar e guarda-sóis a servirem de tecto para uma pista de dança que durou até de madrugada. Haja muita festividade.