domingo, 26 de julho de 2015

Rotina Alimentar

Foi hoje que jantaste sopa pela primeira vez. Há uma nova rotina alimentar, uma nova rotina de horários, novidades que vão mudando ao longo do crescimento. A adaptação permanente às novas necessidades do nosso filho. Não é assim por acaso: há sempre uma rotina que vamos seguindo até que a rotina muda. Mas a mudança, a ocorrer, tem de fazer sentido. Almoça e janta sopa com carne porque precisa de mais nutrientes que estão disponíveis nesses alimentos. Também nós temos necessidade de mudar muitas vezes a nossa rotina, muitas vezes sem ser por vontade própria, apenas porque as circunstâncias mudaram. É essa a nossa responsabilidade, a avaliação constante das circunstâncias e das obrigações. São essas que determinam a mudança e a acomodação. Como quem sabe que a partir de agora o jantar será para sempre diferente.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Somos Pais

Há um festival ao lado de casa e eu assisto ao longe pelo ecrã do meu televisor. Somos pais, agora. Somos pais, e ainda bem. Há uma forma de olhar para o concerto que está a passar na televisão, com a ideia que se está a perder alguma coisa. Estamos a ganhar e nem sabemos bem ainda. Há planos para voltar a um festival, pelos concertos mas sobretudo pela cidade, pelo local, pela viagem. Isso tudo ainda irá acontecer no futuro. Agora volto aos discos, que agora vêm empacotados em plataformas digitais, em antestreias exclusivas para o nosso país. São canções novas, misturadas com a primazia de um produtor e compositor magnífico. Ontem também tinha sido assim, com outro disco que me tinhas recomendado. No meio disto que vai acontecendo, o bebé choraminga e é preciso embalá-lo. Para voltar a dormir.

domingo, 12 de julho de 2015

Mais rápido

Há nestes dias de crescimento do mais novo da família uma noção de mudança e de aceleração da noção do tempo. Já tenho escrito sobre isto muitas vezes e a recorrência serve mais uma vez para sublinhar o facto: o tempo está a mover-se mais rápido. Os episódios e os acontecimentos sucedem-se de uma forma mais frequente e sem dúvida mais marcante do que noutros tempos. Há um maior registo fotográfico para futura memória. Como se uma viagem grande a outro país ou outra cidade, mas esta vivida no quotidiano, na vida de todos os dias. Existe também uma maior organização desse mesmo tempo, com tempo ainda para estar com os amigos que celebram festas e com a família que nos convida sempre para almoçar no final da semana.

domingo, 5 de julho de 2015

Envio e Preparação

Acompanhar e apoiar quem nos é próximo, com a presença e com acções no envio e na preparação. O envio em missão para África da professora que é irmã, a preparação para o exame do quarto ano da especialidade da médica que é esposa. O envio é marcado pelo encontro de outros que também vão e pela partilha de experiência de quem já lá esteve. Parte-se com a educação e o conhecimento, entrega-se o saber e o ensino e recebe-se a humanidade. Já a preparação do exame é feita com estudo, com a leitura de casos clínicos, de artigos científicos, de conhecimento adquirido e passado para o papel por alguém antes de nós. Será essa instrução que irá permitir a especialização na área médica, para um melhor e mais adequado tratamento humano. Missão e vocação ao serviço dos outros.