quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Três Pátrias

Quando me mudei para a Rua Manuel Bernardes não sabia quem era Manuel Bernardes. Agora já sei que foi padre, lisboeta e contemporâneo de António Vieira. Pode ser só um acaso, mas a vida não colocaria no meu caminho um dos clássicos da literatura portuguesa só por acaso. Deixo aqui algumas palavras que encontrei, que aumentaram o meu saber e são perfeitas para este tempo de celebração do nascimento de Jesus.

Qualquer homem tem três pátrias: uma da origem, outra da natureza e outra do direito. A pátria da origem é aquela em que os nossos maiores foram e viveram; a da natureza é a terra ou lugar onde cada um nasce; a do direito é onde cada um é naturalizado pelas leis ou príncipes, e onde serve, e merece, e costuma habitar: neste sentido disse Túlio de Catão que tivera a Túsculo por pátria da natureza, mas a Roma por pátria do direito.

Quanto à pátria da origem, todos os homens somos do Céu, porque ali está, vive e reina o nosso pai celestial, que vai criando as almas e unindo-as a nossos corpos.


Pe. Manuel Bernardes

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial