segunda-feira, 25 de maio de 2009

Motivação

A motivação para criar vem sempre do desejo. Desejo de fazer algo nosso. Começo a entender que a primeira motivação para pensar em criar alguma coisa é esta. Algo que possa ter orgulho em dizer: isto é meu. Num colectivo ou numa banda também existe esse motivo, mas se não existir um líder ou um grande espírito de comunhão e cedência é impossível chegar ao fim. A arte em última análise vem do ego. Do ego filosófico, do Eu. No entanto, a partir do momento em que está criada, a obra, seja uma canção, um filme ou um livro, passa a ser de todos. Mas a primeira motivação é esta: eu criei isto. Uma poderosa e única sensação.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Pode ser isso tudo, e é justo que assim seja, mas pode ser outras coisas também. Comigo (e salvaguardo o meu comentário com a lenda do ego do poeta [sim, isto é um trocadilho com o título do disco dos Superego]) é outra coisa: se chegar àquela hora e não escrever todos os dias, sinto-me fisicamente mal. A motivação pode ser só aquele momento frenético em que se age. Para mim é.

Mas a tua motivação deixa-me sempre contente.

25 de maio de 2009 às 23:46  
Blogger Almirante disse...

Cada ego com a sua motivação. Existem mais, claro. Mas para mim a primeira de todas é esta. Beijinhos.

26 de maio de 2009 às 00:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial