sábado, 23 de maio de 2009

Acústicos

É muito interessante escutar os novos espaços de dois dos criadores das canções d'Os Pontos Negros. Filipe Sousa e Jónatas Pires desdobraram-se e criaram dois espaços independentes e plenos de força. Força da criação musical e força da criação de canções. Canções que foram gravadas na forma acústica. Filipe Sousa segue de perto o mestre Samuel Úria e as monções estão a chegar para arrasar corações. Jónatas Pires é mais Manuel Fúria e é impressionante a semelhança na construção da canção que se pode escutar por aquele espaço. É prematuro anunciar um artista como o mais interessante de uma constelação que além destes quatro nomes congrega outros escritores e artesãos de canções desta geração dos anos zero. Sem ironia, sou a favor da existência de B Fachada e serenamente saciado aguardo o próximo disco d'Os Pontos Negros.

31 Comentários:

Blogger c de croché disse...

A salomé abriu o apetite a muita gente, ó se abriu...

23 de maio de 2009 às 14:01  
Blogger Unknown disse...

Não gosto d' Os Pontos Negros. Mas pelo menos uma passagem desconfiada no myspace merecerão o Filipe e o Jonatas. Isso até Os Golpes mereceram.
Já o B Fachada é realmente estrela maior e inigualável da companhia FlorCaveira e não só, alargo a abrangência a todo o novo panorama musical português. Ainda que aguarde com expectativa o Samuel Úria

23 de maio de 2009 às 22:19  
Blogger Almirante disse...

Uma estrela maior não deve anular o poder magnífico de outras "estrelas" da mesma constelação. Normalmente a "estrela maior" nem é a mais interessante. Prematuros absolutismos que se vão escrevendo por aí. Absolutismos ditatoriais.

24 de maio de 2009 às 11:41  
Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

25 de maio de 2009 às 23:31  
Blogger Unknown disse...

Onde há algumas estrelas, há sempre uma que brilha mais. Onde as há.
Mas haverá absolutismo ditatorial maior do que pronunciar uma banda como a bandeira maior da nova música portuguesa, a única banda portuguesa a conseguir encher estádios e outras barbaridades que tal ??
Bom senso moço, bom senso...

25 de maio de 2009 às 23:32  
Blogger Almirante disse...

Dispenso o paternalismo e também as tuas visitas. Lê melhor o que escrevo e interpreta sem segundas intenções. Na tua Berlim a língua portuguesa anda enferrujada.

26 de maio de 2009 às 00:52  
Blogger Jorge Mendes disse...

«Na tua Berlim a língua portuguesa anda enferrujada.»

Tens razão, e o teu reparo será tido em conta.

Contudo não enrolaremos o Roque.

26 de maio de 2009 às 13:08  
Blogger Almirante disse...

O conselho era para o amigo Paulo César e para a interpretação de um texto escrito na língua portuguesa. É bom saber que quando me dirijo a um, os outros enfiam a carapuça. Agora que está tudo compreendido e "conversado", não façam das caixas de comentários deste blogue o vosso ninho. Ninhos de vespas em caixas de comentários é para blogues de política. Este blogue é sobretudo pessoal. Por isso, se não tiver alternativa, irei accionar a moderação de comentários. Passem bem.

26 de maio de 2009 às 14:10  
Blogger Jorge Mendes disse...

Atenção que eu só falei por mim. Mas gostei da tua resposta. Revela-te bastante e ao teu espírito pascal.

26 de maio de 2009 às 14:55  
Blogger Almirante disse...

Estou a defender-me, na minha casa. Sempre disse que este blogue é um blogue de Hip Hop. Assino como Almirante. Para já não moderarei nada. Deixarei ao vosso raciocínio lógico essa tarefa. Se ainda vos restar algum. É que não entendi como é que não pegaste no enrolamento da palavra blogue.

26 de maio de 2009 às 15:46  
Blogger pedro mendes disse...

É interessante ver a fina flor do campo pequeno irritar-se com os campónios minhotos. Caríssimo, eu até aceito que aqui e ali faltem umas virgulas, mas não aceito reparos de quem diz que música popular é POPE e rock & roll é ROQUE. O diminutivo POP deriva, em Inglês do termo POPULAR MUSIC, e mesmo que quisesses utilizar um diminutivo em português, nunca, mas nunca seria POPE. Enferrujado estará o vosso pensamento, para não falar da óbvia falta de tacto no que á Língua Portuguesa diz respeito.
Caro almirante, bem sabes que acima de tudo deve reinar, nestas caixas de comentários, nos nossos espaços online de opinião, e no nosso dia a dia, o respeito. Mas o mal será esse, custará assim tanto respeitar a opinião dos outros??
Cordialmente,
Pedro Mendes

26 de maio de 2009 às 16:26  
Blogger Almirante disse...

Contradição na argumentação. Quem não se aceita e não se respeita, contradiz-se e desrespeita. Está o ninho feito. Dispenso também os rótulos com que se diminuem. Não sou fina flor, sou português.
Com orgulho,
Almirante Ramos

26 de maio de 2009 às 16:34  
Blogger pedro mendes disse...

Almirante, eu juro que, assim que encontrar algum sentido no teu comentário, te respondo.
Cordialmente,
Pedro Mendes

26 de maio de 2009 às 16:44  
Blogger Almirante disse...

Caro Pedro,
Não te faças de ignorante. Afinal sou ou não o suspeito do costume. Sou míope, daí a falta de visão. Quanto à audição, tenho uma deficiência desde que nasci. Ficas informado que o teu insulto gratuito tem algum fundamento.
Com respeito,
Almirante Ramos

26 de maio de 2009 às 17:17  
Blogger pedro mendes disse...

Caro Almirante, diz-me onde está esse insulto. Não faz parte da minha génese o insulto, muito menos gratuito.
Fiquemos por aqui, porque aquilo que tinha tudo para ser uma discussão musical saudável, começa a roçar o ridículo, e tudo porque numa discussão saudável é preciso aceitar a opinião dos outros, e tu não tens esse dom. Quanto á moderação dos comentários, talvez seja mesmo melhor, assim podes apenas postar os comentários dos outros suspeitos do costume, que mais não fazem que dizer amém ao que tu dizes. Bem ao vosso gosto não é?
Cordialmente,
Pedro Mendes

26 de maio de 2009 às 17:46  
Anonymous Anónimo disse...

Ámen, Almirante.

Vou ouvir Roquivarius e Popeline.

26 de maio de 2009 às 18:12  
Blogger Almirante disse...

Caro Pedro,
O insulto está na caixa de comentários do blogue berlinense onde escreves e o nome do autor é coincidente com o teu. Para saberes o que é um insulto, segue este linque. Posso escrever linque, senhor com o dom de aceitar a escrita dos outros?
Com aceitação,
Almirante Ramos

26 de maio de 2009 às 18:52  
Blogger Unknown disse...

Almirante,

Para acabar com esta treta, que não leva a lado nenhum, ou se leva é para campos que não interessam, duas ou três coisas enquanto me permites, sem paternalismos e sem sarcasmos :


- Estás a levar a coisa para um campo pessoal, eu que nem te conheço de lado nenhum e não faço intenção. Não sei se os meus irmãos te conhecem, talvez o Pedro. O que me move é apenas discutir ideias, música mais concretamente e tudo o que daí advem. Posso dizer com toda a certeza que o mesmo se passa com os meus irmãos. E sinceramente não vi em lado nenhum qualquer insulto. Suspeito do costume é insultuoso ?

- Tenho pena de não poder discutir duas ou três ideias num espaço que dizes ser teu mas para já é público. Quer dizer, nem eu nem ninguem, contigo nem os jornalistas podem ter ideias contrárias !! Tenho realmente muita pena que não consigas de todo aceitar uma opinião diferente da tua. Se queres levantar a tua bandeira, precisas de toda a gente, os que concordam contigo e os que não concordam.
Sinceramente acho que estás a sufocar o teu mundo e a apertar as tuas fronteiras. Mas se é isso que queres, avante.

26 de maio de 2009 às 19:43  
Blogger Almirante disse...

Paulo,

Não compreendo esta vossa cruzada. Basta ver as vossas entradas para concluir o motivo da existência do vosso blogue. Têm todo o direito à vossa opinião. Aos insultos gratuitos já não. É interessante que pegas na parte do "suspeito do costume" e não na parte da visão ou da audição. Sintomático. O tom também mudou, de um momento para outro. Vitimização? De repente já não se está a discutir o essencial e pega-se noutros textos e nas bandeiras. Focando no essencial, que é a transformação de uma caixa de comentários numa auto-promoção pessoal de um blogue cujos contornos não são claros e sempre que se pode ataca-se, forte e gratuitamente e de uma forma reaccionária e sufocante. Como se fossem donos de uma verdade. A forma como viram o bico ao prego é também reveladora. A minha verdade é de outra essência. Trabalhar para reconstruir o pope roque português. Avante!

26 de maio de 2009 às 20:58  
Blogger pedro mendes disse...

Almirante,
é assim tão insultuoso dizer que (e aqui deito-me a adivinhar, uma vez que nunca de mim ou de nenhum dos meus irmãos partiu qualquer insulto) o futuro da música portuguesa passa muito mais pelos Smix Smox Smux e pelo guillul do que por aqueles que se auto-intitulam reis do pope e do roque português??
Isso só é insultuoso para quem não consegue perceber que eu sigo e gosto de quem quero, e não de quem me convém gostar.
Avé para quem se sentiu no que toca ao seguidismo, pelo menos assume-se.
Quanto aos contornos do blogue, são muito claros! Discutir e opinar sobre música, a que gostamos e a que não gostamos.
O grande problema no meio disto tudo é que se dá demasiada importância a quem não a tem mas quer ter.
E já agora, será que todos os que discordam das tuas opiniões criam blogues e jornais só para te atormentar?
Tem dó caro Almirante, tem dó.
Cordialmente,
Pedro Mendes

26 de maio de 2009 às 21:17  
Blogger pedro mendes disse...

Má visão (de futuro) e pior audição ( musical), para quem não percebeu o óbvio.
Nada insultuoso portanto.

26 de maio de 2009 às 21:20  
Blogger Almirante disse...

Pedro,
Desampara a loja. Já te entendi e já tiveste o teu tempo de antena. Aquilo que escreveste foi um insulto. E gratuito. Não seguiste o linque com certeza. Se o atingido fui eu e senti-me insultado e não me senti respeitado, devias ter isso em conta. Ainda vais a tempo de pedir perdão. Ficava-te bem e teria dó de ti. Para clarificar, o comentário está aqui.
Almirante

26 de maio de 2009 às 21:56  
Blogger Almirante disse...

Engraçado será verificar que estas batalhas já vêm de outras caixas de comentários. Esqueci-me que o caríssimo Paulo César já era pessoa morta. As pistas aqui e aqui. A fotografia completa aqui. E pensar que tudo começou com um botão. Será que o podem devolver?

26 de maio de 2009 às 23:10  
Blogger pedro mendes disse...

Almirante, a tua provocação ficará sem resposta, uma vez que o que queres realmente é que alguém perca a cabeça, e parta realmente para o insulto.
Não faz parte da minha persona.
O botão chegar-te-á assim que houver oportunidade. Mas que fique aqui claro que tu é que o perdeste, ou então ainda oiço de ladrão, da maneira que isto vai.
Sempre cordialmente,
Pedro Mendes

27 de maio de 2009 às 00:50  
Blogger Almirante disse...

Continuas a assumir que não foste insultuoso nem gratuito. Falavas em humildade há uns meses. Parece que esta é uma boa altura para a utilizares e deixares de lado o cinismo. Fico à espera do telefonema prometido por causa do botão.
Com ainda mais cordialidade,
Almirante Ramos

27 de maio de 2009 às 01:02  
Blogger Almirante disse...

PS: Não é para isto que serve uma caixa de comentários. A todos os meus seguidores, não no sentido de seguirem sem opinião própria, mas de lerem o que escrevo, esta situação é anormal e é provocada. Se sou apaixonado naquilo que faço, também sou orgulhoso e procuro a justiça. Perdi tempo e dei demasiada importância a quem me dá demasiada importância. Nem que seja para me tentar diminuir. Foi apenas um auto-reflexo, uma auto-defesa. Por isso tomo a decisão de moderar os comentários a partir de hoje. Comentem o que quiserem. Quem vier por bem será aprovado.
Cumprimentos furiosos,
Almirante Ramos

27 de maio de 2009 às 01:27  
Anonymous João Cabeleira disse...

Sejam amigos.

27 de maio de 2009 às 18:43  
Anonymous Anónimo disse...

De pleno acordo!

27 de maio de 2009 às 20:01  
Anonymous Anónimo disse...

Oh, que discussão mais infeliz! Todos trabalham por uma causa nobre, que é a música portuguesa.
Mas achei muito interessante e acompanhei tudo do inicio ao fim. Aprendi novas maneiras de pensar. =D
Que todos continuem um bom trabalho,
beijinhos para adoçar esta conversa, pois está a precisar.
Uma fã...

27 de maio de 2009 às 21:51  
Blogger Jorge Mendes disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

29 de maio de 2009 às 10:45  
Blogger Almirante disse...

Caros,

Decidi voltar a não moderar os comentários. Mas muito provavelmente não irei dar troco a provocações.
Com os melhores cumprimentos,

Almirante Ramos

29 de maio de 2009 às 22:32  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial