terça-feira, 30 de junho de 2009

Farpas nas entrelinhas

O capital bélico acumulado de defesa do meu feudo poderia levar muita gente a pensar que iria continuar a responder a tudo o que se escreve protegido na carapaça dos artigos e espaços de opinião livre. Não vou. Avisei que o ano ia ser violento, mas também aviso hoje que até ao fim do ano tudo irá ficar mais calmo. Quando nas entrelinhas de artigos, mensagens e críticas, que apesar de não se centrarem no meu feudo, se enviam farpas escritas ao mínimo pretexto é de estranhar. Mas registo estas farpas nas entrelinhas. É a prova da nossa existência. Aqui há riscas pintadas no nariz, presta-se tributo a Variações e exibe-se Portugal. Com muito gosto.

domingo, 28 de junho de 2009

Queluz está a Arder

Cave da Igreja Baptista de Queluz cheia, um retroprojector a iluminar o espaço e muita gente com máquinas fotográficas a registar o momento. Guillul, o anfitrião, anunciava com a calma de sempre os nomes que desfilavam naquele tapete. "O vosso forte aplauso...". O meu forte aplauso à FlorCaveira por tudo. Concertos subterrâneos a sério são nos subúrbios. A camisola de mangas curtas não resistiu ao calor abrasador da cave. Samuel Úria & As Velhas Glórias, o concerto mais caótico e viril. Os Pontos Negros da cave dão baile aos dos festivais. Saí a sorrir, com a FlorCaveira tatuada no coração de amante furioso.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Santos e Idólatras

Entre as entremeadas e as sardinhas, as cervejas e as caipirinhas, celebraram-se os Santos Pop. Celebrou-se António Variações, a cultura pope e a santidade. A notícia da noite foi anunciada em palco e fez-se um minuto de silêncio. O rei da pope morreu. "Não seria propriamente um Santo". A cultura pope tem esta forma de celebrar as pessoas que marcam este tempo, "santifica-as" e elas tornam-se personagens de revistas e jornais e isto estará sempre mais próximo da idolatria. Sempre. Santificar é consagrar. Santificar é canonizar. "Don't Stop 'Til You Get Enough" e vivam, celebrem, dancem, que a morte também faz parte desta viagem.

terça-feira, 23 de junho de 2009

As Diferenças

Quem anda ansioso para entender as diferenças entre as duas entidades que andam a mudar a face do pope roque em português não pode perder dois eventos desta semana. Quinta-Feira deve estar no Arraial organizado pela ETIC, denominado Santos Pop, no Largo de Santo Antoninho em Lisboa. Sexta-Feira deve comparecer no Festival da Cave na Igreja Baptista de Queluz. De um lado Os Capitães da Areia, Os Velhos e Manuel Fúria e Os Náufragos. Do outro Te Voy A Matar, Bruno Morgado, Samuel Úria & As Velhas Glórias, Humble, Tiago Guillul e Os Pontos Negros. As diferenças vão manifestar-se no estilo, na forma e nas canções. Ambos os eventos são imperdíveis. O resto são novelas.

domingo, 21 de junho de 2009

De calções em Kingston

Já está escolhido o disco do Verão em vários blogues de amigos. É o LP de Discovery, a colaboração entre o teclista dos Vampire Weekend e o vocalista dos Ra Ra Riot. Além de teclar nos Vampire Weekend, Rostam Batmanglij é produtor dos Discovery. Wes Miles canta com ajuda preciosa da tecnologia. Concordo quando se diz que a capa é uma das mais fixes do ano. Cores a explodir. A combinar com as cores primárias a explodir d'Os Capitães da Areia. Mas, se escutarmos bem, é um disco que deriva das produções de Kanye West mais as produções pope desta década mais um rasgos de dubstep. É bom e tal, Kanye West de calções e aipode a passear nas ruas de Kingston.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vieira da Silva



As Bandeiras Vermelhas
Maria Helena Vieira da Silva (1939)
Óleo sobre tela
80 × 140 cm
Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf, Alemanha

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Vida privada

Não me sai da cabeça e apesar da aceitação inicial é incrível a justificação do não-jornalista à minha provocação. Usar um espaço num jornal, aquele tipo de espaço, para decifrar opiniões pessoais. A vida privada a misturar-se com a vida pública. Clarifico: Quem lê uma crítica deve ser correctamente informado sobre o disco e sobre a banda e não é isto que acontece. Tenho liberdade de me sentir incomodado e de chamar a atenção para isso. Os objectivos do texto do João Lisboa são desleais com o disco, com a banda, com as canções e com a editora que é responsável por tudo isto. Haja mais lealdade e verdade.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ela-Ela Alhur

A entrada de ontem era para ser esta. Estou a descobrir duas vozes femininas importantes da pope portuguesa. Pope experimental e não só, seja lá o que isso for. Falo, claro, de Né Ladeiras e Anabela Duarte. Para já, estou a dedicar-me ao Alhur da primeira e ao Subtilmente da segunda, que pode ser encontrado aqui. Dispensando o comentário "no meu tempo é que era", esta segunda escolha irá levar-me inevitavelmente aos Mler Ife Dada, que mal conheço. "Ela-Ela" é a minha canção favorita do momento. A primeira escolha irá levar-me ao Sonho Azul, o tal período referido num texto biográfico sobre aquaparque. Só me ficará a faltar depois o mid-tempo panache dos outros nomes referidos por .

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mal-entendido

Quando o assunto parecia arrumado, toma de novo uma centralidade que importa analisar agora. Já se sabia que o texto que o Guillul tinha escrito pós-concerto de apresentação do Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco tinha sido um pouco ao lado. Os meninos ricos que o Tiago se referia pertenciam ao público, baseado numa análise subjectiva e dúbia, na minha opinião. Nesta época em que os mal-entendidos são a verdade que fica é preocupante a imagem que este jornalista quer colar aos Golpes. Haja mais pensamento próprio e individual.

sábado, 13 de junho de 2009

António e Mariana

Noite de Santo António e dia dos 25 anos da morte do grande António. E as variações de ontem cantaram-se na Travessa da Portuguesa, à Rua das Chagas, no concerto de garagem mais espontâneo dos últimos tempos. A versão do "Anjinho da Guarda" bastou para concluir quem é que anda a celebrar ingenuamente o ícone pope do século XX. Enquanto isso, anunciava a noite de dia 19 de Junho pelas ruas de Lisboa: Smix Smox Smux, a melhor banda de Braga invade Lisboa; A Armada e o deserto branco na primeira parte. E descobri que uma das vozes do coro do deserto branco se chama Mariana. Tudo ao Santiago Alquimista para ouvir ao vivo a voz da Mariana.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Fusível

Regresso ao Saldanha e aos Times New Viking. Os Times New Viking, mais uma banda da recente excitação em torno da baixa fidelidade do norte da América. Saldanha dos transeuntes, que correm atrasados para os escritórios, e das entradas de estações de metro fechadas. De volta ao centro depois de uma passagem no centro do centro. As flores murcham no Verão que se aproxima e o alcatrão aquece com as visitas dos turistas. A Lisboa empresarial segue indiferente à temperatura, condicionando o ar nos centros comerciais. Mudo o fusível do sistema de som e volto aos Times New Viking e que se lixem os livros.

sábado, 6 de junho de 2009

Alain Prost

Na casa do Alentejo ali em Lisboa, ontem, o Norberto da Av. de Roma resolveu apresentar o seu novo disco. A sala encheu merecidamente para ver e ouvir ao vivo um dos grandes da nossa geração. Chegar cedo permite ficar sentado nas mesas e escolher um sítio privilegiado para estar ali, a ouvir beleza a passar por entre os nossos ouvidos e ver o serpentear do braço no braço das guitarras. A clássica fusão perfeita entre o homem e o instrumento. Belo, variado e cheio de estudo. É assim Pata Lenta. Só o Norberto Lobo para eu gostar do "Ayrton Senna". Eu que sempre fui Alain Prost.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Clássico do Hip Hop #5

Soul, De La. De La Soul. Da alma. 3 Feet High and Rising tem uma das capas mais memoráveis de todos os discos de Hip Hop e é um disco impossível de não gostar. O trio de Nova Iorque, formado por Posdnuos, Pasemaster Mase e Trugoy the Dove, e o produtor Prince Paul formaram a equipa que trabalhou as rimas, as batidas e as sequências, amostras e amostras de outros discos e gravaram o álbum sob o selo da Tommy Boy. Amostras de Led Zeppelin e The Monkees até Barry White e Hall & Oates. A minha escolha caiu para o single "Me, Myself and I" e para o seu teledisco profundamente educativo.

Artista: De La Soul
Faixa: Me Myself and I
Álbum: 3 Feet High and Rising
Ano: 1989
Verso: Mirror mirror on the wall
Tell me mirror what is wrong?


Etiquetas:

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aculturação e Importação

Ainda não escutei o novo disco St. Vincent, pseudónimo de Annie Clark, mas não posso deixar de referir que sempre que penso nela e no seu passado na banda do Sufjan Stevens, penso também na Rita dos Sapatos Vermelhos e na banda do David Fonseca. Uma espécie de versão real da rapariga que é da banda e depois se lança a solo. É quase como imaginar os programas da TVI, as telenovelas e os programas de crianças a cantar, em espanhol. Apesar de tudo é bem mais clara esta sul-americanização da televisão do que a versão importada da primeira situação para consumo local.